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Mestrado Profissional em Letras - Unidade UPE - Campus Garanhuns
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Nas fronteiras da linguagem: língua, literatura e cultura
Autor(a): Silvânia Núbia Chagas (Org.)
Ano: 2017
Área: Linguística
Editora: Edufba
ISBN: 978-85-232-1588-0
Nº de Páginas: 250
Dividida em quatro partes, a publicação é o resultado do trabalho de diversos estudiosos de Linguística e Literatura, que constroem saberes para refletir sobre a trajetória das Ciências Humanas. Na obra, são exploradas diferentes formas de apresentação da linguagem, seu dinamismo e a forma como ela se atualiza e integra os povos culturalmente, discute o ensino da língua e suas transformações nos diferentes âmbitos da linguística, e analisa a plurissignificação da palavra nas malhas discursivas do texto literário, entre outros temas que demonstram que a linguagem não é apenas veículo de comunicação, uma vez que transcende e ultrapassa todos os limites impostos pelo cotidiano.


Edmilson

Diversidade Linguística em Comunidades Tradicionais.

Organizadores: Edmílson José de Sá, Marilúcia Barros de Oliveiras, Romário Duarte Sanches. Pontes Editores. 248p.

O Final do século XIX e o início do século XX foram marcados pelo grande interesse dos estudiosos pelas línguas africanas e sua influência sobre a língua portuguesa falada no Brasil. Nina Rodrigues, João Ribeiro, Renato Mendonça, para citar apenas alguns, devem estar exultantes, no outro Plano, com essa nova onde de estudos que se irradia das Regiões Norte e Nordeste para as demais regiões do Brasil. O livro reúne estudos que focalizam, descrevem, analisam e discutem os mais diversos fenômenos observados na língua em uso, sobretudo em comunidades quilombolas de Pernambuco, do Pará, do Amapá, da Paraíba e de Minas Gerais. Estes são alguns dos frutos pioneiros sobre as influências das línguas africanas e indígenas sobre o português falado no Brasil, a maioria dos quais alicerçados no método geolinguístico.

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Acerca de Música, Poesia e Cinema
Autor: Jairo Nogueira Luna
Ano: 2011
Editora: Signos
ISBN: 978-85-60121-06-9
N.° de páginas:179
Contém onze artigos do autor, produzidos em diferentes momentos da sua carreira acadêmica. Acerca de Cinema há um artigo sobre o filme Avatar (James Cameron, 2009), acerca de música são quatro artigos sobre Caetano Veloso, Gilberto Gil e Raul Seixas, e sobre a questão das traduções de letras de canções. Sobre poesia são quatro artigos: Glauco Mattoso, Ricardo Reis, Gregório de Matos e Blaise Cendrars. Ainda existe um artigo sobre teoria literária discutindo a relação entre o Neo-estruturalismo Semiótico e a Hermenêutica.

 

 

 

Neoestrutural
Teoria de Crítica Literária que se fundamenta na idéia de que a obra compactua com outras manifestações culturais da relação com os símbolos e os mitos de maneira arquetípica e inconsciente, sendo tarefa do crítico descobrir as possibilidades de relações simbólicas. Nessa tarefa se faz uso da compreensão das especificidades semióticas de cada linguagem interligada. 166p
Acauam

ACAUAM OLIVEIRA E JOSÉ VIRGÍNIO

 

Autobiografia dos autores do livro de poemas Churrasco Grego: "Não somos irmãos, nem namorados, mas já pensamos em nos casar com a mesma mulher. Porco e tricolor, gêmeos e câncer. Dois caipiras. Somos professores, ou seja, fazemos trabalho voluntário. Também somos poetas, porque é mais fácil do que ser cardiologista. Caça e caçador é a nossa música. Falcão, nosso guru espiritual. Indicamos o consumo ao som de Roberto Carlos. De pé, enche mais rápido e desce mais fácil."

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JACIARA JOSEFA GOMES: "O gênero grafite no ensino médio. In: Clecio Bunzen; Márcia Mendonça. (Org.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. 1ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2013, v. 1, p. 119-134. Resenha do Livro: Quais questões merecem e devem ser exploradas na aula de língua portuguesa para o ensino médio em pleno século XXI? Esta pergunta aponta para mudanças e inquietações que foram percebidas e são tratadas com competência e inovação pelos autores desta obra. A escola não pode ignorar os novos [assim como os conhecidos] gêneros e letramentos em suas atividades de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa. Por isso, os autores aqui reunidos cuidam de introduzir, contextualizar, analisar e exemplificar o gênero ou o letramento focalizado, para, na sequência, reservar um lugar de destaque a sugestões sobre seu uso nas práticas pedagógicas. Esta constatação, por si só, justificaria a relevância deste livro para educadores e leitores envolvidos com o ensino médio, diante do caráter inovador e plural dos estudos aqui introduzidos. Sua leitura é inadiável para uma escola atenta a seu tempo, porque antecipa a responsabilidade e o compromisso com o fazer pedagógico, sobretudo se considerados os desafios postos à educação formal na contemporaneidade. Esta obra, inovadora e propositiva, contempla um amplo leque de temas, reflexões teóricas e sugestões de práticas pedagógicas atinentes às “múltiplas linguagens” no ensino médio. Se sua leitura levar os envolvidos com o ensino e a aprendizagem de linguagens no ensino médio a socializar, estimular e ampliar o debate crítico e plural sobre as questões focalizadas e se fornecer subsídios para que os educadores reflitam sobre suas práticas pedagógicas e se sintam estimulados a mudá-las, os objetivos primordiais pretendidos pelos organizadores, pelos autores e pela Parábola Editorial com a publicação desta obra terão sido atingidos.

Graunacapa JaciaraLivro2
AMANDALIVRO
BEZERRA, B. G. (Org.) ; LÊDO, A. C. O. (Org.) ; PEREIRA, S. V. M. (Org.) . Práticas discursivas em EAD: reflexões e aplicações. 1. ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013. 254p .

A Educação a Distância (EAD) envolve práticas discursivas complexas e multifacetadas. Além disso, utiliza diversos recursos e ferramentas pedagógicas para a viabilização do processo de ensino-aprendizagem, nem todos eles suficientemente conhecidos ou bem compreendidos pelos seus usuários (alunos, tutores, professores, gestores), sem falar nos pesquisadores e no público em geral. Dadas as inovações características de certos aspectos dos processos pedagógicos mediados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, não é de admirar que haja tal desconhecimento. Uma vez que se trata de práticas pedagógicas extremamente recentes, do ponto de vista das ciências da linguagem, particularmente, observa-se que a EAD vem sendo objeto de pesquisa acadêmica, por assim dizer, em tempo real, ou seja, estamos pesquisando EAD no momento mesmo em que praticamos EAD.
Neste volume, pesquisadores de diferentes universidades lançam olhares teóricos e aplicados sobre variados aspectos das práticas discursivas em curso no ensino à distância, embasados em distintas perspectivas analíticas. Os estudos aqui apresentados interessarão a professores, tutores e alunos de graduação em EAD, pesquisadores e estudantes de Letras, Pedagogia, Comunicação e áreas afins, além do público em geral.

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